O Que é Persona ? Veja Como Você Pode Definir a Sua!

Escolhemos os 3 maiores nichos do mercado digital e criamos uma persona para cada um deles para que você entenda quais características precisam ser definidas nesse processo.

O Que é Persona ? Veja Como Você Pode Definir a Sua!

Você conhece e aplica o conceito de persona no seu negócio?

As pessoas gostam de comprar o que é oferecido especificamente para elas.

Um produto é bem melhor aceito se a oferta for feita baseada no perfil da pessoa.

É aí que entra a persona, ela é uma representação do seu público, o seu cliente ideal.

Ela terá todas as características que seu cliente tem: desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, relação familiar, faixa salarial.

Quanto mais detalhes você tiver, melhor.

Pense em quando compramos um presente para alguém, imaginamos todos esses traços para definir qual seria a escolha ideal.

Você deve conhecer sua audiência ainda melhor para que ofereça um produto que eles desejam e que realmente vai ajudá-los a resolver seus problemas.

E acredite: muitas vezes eles não sabem que tem um problema até encontrar um produto que se propõe a resolvê-lo.

Para ter sucesso você precisa realmente oferecer valor ao seu público.

Tenha em mente que você está vendendo a eles uma melhor versão deles mesmos.

E, se for bem-sucedido nessa missão eles serão mais felizes e, consequentemente, você também.

Como Definir Uma Persona?

Entenda onde seus clientes ideais estão, para onde gostariam de ir e como você pode ajudá-los a chegar lá.

Quando você conhece cada detalhe do seu público, fica muito mais fácil oferecer uma solução que realmente faça sentido para eles.

Até mesmo a forma de falar, passar a mensagem, vai depender muito de você conhecer como sua audiência fala, para fazer com que se identifiquem com seu produto.

Para ter a melhor comunicação possível com sua audiência você precisa entrar na mente do seu público, saber como ele pensa, sente e reage.

Por isso você precisa identificar a sua persona.

Não importa o seu nicho, você sempre está vendendo à sua audiência a melhor versão deles mesmos.

E os números não deixam de mostrar isso:

  • “Anúncios direcionados baseados na persona são 2x mais efetivos.”
  • “3-4 personas geralmente formam mais de 90% de clientes de uma empresa.”
  • “48% dos compradores dão preferência para quem fornece soluções personalizadas para seu perfil.”
  • “O tráfego dos sites aumentou em cerca de 210%.”
  • “Os leads gerados pelos sites aumentaram em cerca de 97%.”
  • “As vendas geradas pelos sites aumentaram em cerca de 124%.”

Mas não há jeito melhor de aprender a criar personas do que mostrando exemplos.

 

Portanto, escolhemos os 3 maiores nichos do mercado digital, finanças, saúde e relacionamentos e criamos uma persona para cada um deles para que você entenda quais características precisam ser definidas nesse processo.

Definição de Persona na Prática

Vamos começar com o nicho de finanças.

Primeiro, vamos definir quem é a persona:

João Paulo tem 35 anos, é casado e trabalha como procurador da receita federal no sul do país, com um salário de cerca de 13 mil.

Seu maior medo é não conseguir ver os filhos crescerem.

Ele sonha com um trabalho que permita passar mais tempo com a família e sua maior frustração é trabalhar em um lugar que não se sente feliz.

Gosta de tocar músicas no seu violão e pesquisar sobre o assunto em seu smartphone.

 

Agora no nicho de saúde:

Marcela tem 29 anos, solteira, e é enfermeira em um hospital do sudeste com um salário de R$2.800,00.

Ser magra e ter definição no corpo é importante para a sua auto-estima, e ela tem medo de fazer academia e não atingir os resultados desejados.

Sua frustração é não ter tempo para se exercitar na academia.

Para seu lazer Marcela adora cozinhar e sempre lê seus emails.

 

E por fim no mercado de relacionamentos:

Natália tem 35 anos, é solteira e professora de português na região nordeste, com um salário de R$2.000,00.

Seu medo é de envelhecer e sentir solidão.

Ela deseja encontrar alguém para compartilhar os momentos de sua vida, se casar e ter filhos.

Sua frustração é nunca ter tido um relacionamento duradouro devido a sua insegurança.

Natália adora assistir séries e busca sempre conhecer pessoas novas.

Cada uma dessas descrições envolve vários aspectos, tornando a persona uma pessoa real, alguém que você poderia conhecer até.

O que precisamos saber de nossas Personas?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail um template para definir sua persona!

 

Esses dados irão ajudar você a conhecer melhor seu avatar e descobrir os melhores locais e meios para conversar com eles.

Onde conseguir essas informações tão específicas?

Vamos ver algumas ideias:

 

Pesquisa por e-mail

Se você já tiver uma lista de e-mail envie uma curta pesquisa com perguntas sobre eles.

 

Pesquisa em pop-up

Você pode programar um pop-up para perguntar algo como “o que te trouxe aqui hoje?”.

Lembre-se de não ser invasivo com os pop-ups.

 

Trocas

 Em suas pesquisas você pode oferecer conteúdo exclusivo para quem responder como uma forma de estimular seu público a participar.

 

Converse com as pessoas em locais públicos

Vá aos lugares que sua persona iria e conheça o público que os frequenta.

Se for muito tímido para conversar simplesmente ouça o que as pessoas estão dizendo.

 

Converse com as pessoas online

 Acesse fóruns, veja sobre o que seus potenciais clientes estão falando e converse com eles.

 

Busque grupos com o perfil do seu cliente ideal

Nas redes sociais ou blogs acesse grupos que discutem a frustração ou os interesses da sua persona.

 

Peça permissão para ouvir

 Vá ao seu grupo de interesse e peça para observar algum evento ou reunião.

 

Analise comentários em produtos

 Acesse sites com produtos que seu público consome e analise as reviews que eles deixam nos comentários.

 

Sites para respostas de perguntas

Procure assuntos relacionados ao seu público e veja perguntas e respostas feitas, assim como os comentários em cima deles e até mesmo número de compartilhamentos e comentários.

Aproveite esses contatos para identificar a linguagem do seu público, incluindo gírias, falar como eles fortalece a conexão que você está construindo.

 

Tão importante quanto definir a sua persona, o seu avatar ideal, é identificar exatamente o oposto, ou seja, quem não é a persona que você deseja para seu negócio.

Uma persona negativa representa quem não é seu cliente ideal, eles podem ser avançados demais para o seu material, ou não estar dentro da faixa de preço do seu produto, mesmo que acompanhem seus conteúdos.

Identifique esse perfil para definir claramente como você deve alocar seu tempo de forma mais eficiente e assim acertar o alvo sem desperdiçar muitos recursos.

Portanto...

Tenha em mente que somente orientar toda a sua estratégia para atender um público-alvo amplo e variado pode minar todos os seus esforços e ser o tendão de aquiles da sua estratégia de marketing digital.

A criação da sua persona é o alicerce para o marketing digital da sua empresa.

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