Gatilhos mentais

Você já ouviu falar dos gatilhos mentais? Resolvemos fazer está matéria para informar onde ele pode ajudá-lo a aumentar as vendas em seu negócio.

Gatilhos mentais

Você já ouviu falar dos gatilhos mentais? 

Resolvemos fazer está matéria para informar onde ele pode ajudá-lo a aumentar as vendas em seu negócio.

Vamos lá...

 

Gatilho nº 1: Escassez

Já ouviu aquela frase "Tive que perder para dar valor"? 

Acredite, isso funciona nos negócios, quando alguém sente que está perdendo uma oportunidade única e incrível que pode mudar o rumo da sua vida, ela dá o devido valor.

Você pode oferecer no seu negócio, ele tem que ser verdadeiro, pois do contrário, você pode ficar conhecido como um mentiroso, então se você tem poucos produtos em estoque já pode informar, "Olha este produto está com um preço muito bom, o próximo lote não sei se vai vir com um preço tão bom quanto este, é bem provável que não", neste exato momento a pessoa está sentindo que está perdendo algo.

Se o seu negócio for uma aula ou um curso, você pode oferecer um bônus aos 10 primeiros que comprarem.

 

Gatilho nº 2: Urgência

É agora ou nunca!

Ele é igual ao da escassez, porém a diferença é que aqui ele não tem a possibilidade de escolha.

Se o prazo fechar não se abre mais, como odiamos ser impotentes, agimos o mais rápido possível.

 

Gatilho nº 3: Autoridade

Manda quem pode e obedece quem tem juízo.

"Quem usa tigre é autoridade no assunto" - Você já viu essa propaganda? Ela tem como objetivo mostrar às pessoas que a marca em questão é a melhor escolha se tratando de tubos e conexões. Quem sabe disso, é tratado como autoridade e é levado a sério, do contrário quem não entende não é levado à sério.

Você pode usar este gatilho, liberando material gratuito antes de oferecer conteúdo pago ao seu público, assim você demonstra que tem experiência no assunto, conquista a confiança delas e consequentemente a autoridade.

Se você já palestrou em algum evento, considere usar a imagem desta palestra, é incrível o poder de uma foto usando o microfone, além disso, peça a especialistas da área para fazer um depoimento sobre você e sobre suas habilidades.

Se você já conquistou sua autoridade, não jogue no lixo promovendo profissionais ou produtos em que não confia, pois é a sua credibilidade que está em jogo.

 

Gatilho nº 4: Reciprocidade

Gentileza gera Gentileza

Este gatilho é a base do marketing de atração, pois temos uma tendência natural de retribuir àquilo que gera valor de alguma forma, porém isso tem que ser feito de coração.

Por isso seu objetivo tem que tornar a vida das pessoas mais simples e, só depois, gerar um lucro para você, não o contrário. As pessoas sentem isso.

No seu negócio, você pode oferecer materiais gratuitos em troca de alguns dados da pessoa, por exemplo, de uma coisa simples e depois peça o nome completo, e-mail, idade, telefone e mais alguma informação, com certeza ela vai passar.

Para funcionar, você precisa se certificar que:

  • Pediu um favor simples e fácil de realizar;
  • Assegure-se de que seu pedido foi atendido;
  • Agradeça sinceramente pelo favor feito;
  • Não retribua o favor instantaneamente;
  • Continue tratando as pessoas de forma amigável.

Você pode aprender a desenvolver o seu marketing de maneira rápida e fácil em apenas 5 sessões de 90 minutos, clique aqui e saiba mais.


 

Gatilho nº 5: Prova Social

"Diga-me com quem tu andas que te direi quem és"

Pertencemos a grupos, logo vou citar um exemplo, tem dois restaurantes um em frente ao outro, exatamente igual, um está totalmente vazio e o outro está muito cheio, com filas enormes de espera, qual você escolheria para ir? 

Por mais que não gostamos de esperar, nós também não gostamos de nos decepcionar, logo pensamos: "Se o restaurante está cheio é porque é bom e o outro é ruim".

Em 1968 foi feito um estudo por Leonard Bickman, Lawrence Berkowitz e Stanley Milgram, onde analisaram três situações, no primeiro, uma pessoa ficava parada na rua olhando o céu, o resultado foi que 40% das pessoas também olhavam para a mesma direção;

No segundo caso, duas pessoas estavam paradas olhando para cima e desta vez 60% das pessoas paravam e olhavam na mesma direção;

Por fim, quatro pessoas olhavam para cima e agora 80% dos pedestres pararam e também olharam para cima.

A que conclusão chegamos?

Independente do motivo se é por medo, curiosidade ou hesitação, quanto mais optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude, seja em relação à moda, alimentação, aplicativo e etc...

No seu negócio, comece a usar depoimento dos seus clientes, número de pesquisas de satisfação, quantidade de vendas, imagens de pessoas usando seu serviço, engajamento nas redes sociais, número de leitores no site e etc...

 

Gatilho nº 6: Porque

Não são as respostas que move o mundo e sim as perguntas.

As pessoas simplesmente gostam de ter razões para o que elas fazem, sendo assim, sempre busque justificar o que você está fazendo.

Quanto mais verdadeiro e genuíno for seu argumento, maiores serão as chances do seu público confiar em você.

Na sua demonstração de vendas, coloque o motivo de você estar oferecendo aquilo e isso saciará a mente daquela pessoa.

Quando usar os gatilhos de urgência e escassez, procure explicar porque só será vendido até o dia seguinte, caso não tenha uma explicação, geralmente as pessoas desconfiam que é apenas uma estratégia de venda.

 

Gatilho nº 7: Antecipação

"A melhor forma de prever o futuro é cria-lo".

Quando você vê o trailer de um filme, ou a propaganda de uma situação e não vê a hora dela chegar, pode ter certeza que é o gatilho da antecipação mexendo com você, ele é muito poderoso, pois mexe com nossas expectativas em relação ao nosso futuro.

Projetar o futuro e apresentar às pessoas ativa partes do cérebro ligadas à felicidade, provavelmente porque o futuro é incerto e nos sentimos confortáveis com isso.

Nos negócios é importante preparar o que está por vir, tocando nas dores e desejos de nossos clientes, quando isso é bem feito, mesmo que não precisa do produto, você se sente atraído por ele.

A boa publicidade mexe com nossa imaginação, e muitas vezes acaba sendo mais prazeroso que a possuir.

A Apple por exemplo é mestre neste gatilho, pois todo ano organiza um evento para anunciar a novidade da empresa.

Para usar este gatilho de antecipação, você precisa começar a planejar sua estratégia de lançamento e publicidade com antecedência, soltando informações e dicas sobre ele, semanas e até meses antes do lançamento.

Pode fazer entrevista com especialistas na área, escrever um artigo mostrando sua história e o porquê está nesta área, fazer um trailer do produto que será lançado, pedir para pessoas influentes comentarem sobre o produto que está por vir, dessa forma você estará formando uma comunidade de pessoas ansiosas para comprar seu produto, especialmente se já houver uma demanda por ele.

 

Gatilho nº 8: Novidade

Quem não gosta de novidade? 

Basta lançar um Smartphone melhor, um carro mais potente, um notebook mais atualizado que já chama atenção, o mundo é movido assim, logo, todos somos assim.

A novidade nos tira da zona de conforto.

No seu serviço, você pode oferecer uma atualização de tempos em tempos, ou uma novidade da marca que chegou para inovar no mercado.

 

Gatilho nº 9: Relação Dor x Prazer

Estamos constantemente em busca do prazer e procuramos evitar a dor, sendo assim, esse gatilho mental é de extrema importância pois ele se baseia naquilo que orienta nossa decisão.

Nós estamos mais propensos nos afastarmos da dor do que nos aproximarmos do prazer. Isso acontece pois muitos associam a falta de dor e sofrimento a uma sensação de prazer e segurança emocional.

Para usar esse gatilho é necessário saber quais são as maiores dores da sua PERSONA, visto que nem todas possuem os mesmos problemas e prazeres.

Você deve levar em consideração fato das pessoas se preocupar em querer afastar o sofrimento do que obter a satisfação.

Apresente soluções que seu produto ou serviço vai resolver aquela dor, só após mostrar esta solução, você vai falar do prazer que ela pode vir a ter com seu produto.

Faça isso usando palavras negativas e em seguida use palavras associadas ao prazer e à felicidade.

 

 

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