7 dicas valiosas de como atrair clientes para seu negócio

Nos dias atuais fica cada vez mais difícil atrair e conquistar clientes potenciais, devido a ampla concorrência de mercado. E provavelmente, este deve ser seu maior desafio como empresário no mundo digital, então ensinaremos a como atrair clientes seguindo simples passos. 1- Avalie seu...

7 dicas valiosas de como atrair clientes para seu negócio

Nos dias atuais fica cada vez mais difícil atrair e conquistar clientes potenciais, devido a ampla concorrência de mercado. E provavelmente, este deve ser seu maior desafio como empresário no mundo digital, então ensinaremos a como atrair clientes seguindo simples passos.

Para alavancar seu negócio, a internet é a melhor ferramenta para isso, porém poucos conseguem utilizá-la de forma eficaz, convertendo em negócios.

Muitas empresas pecam ao criar conteúdo educativo para sua leads, ou seja, para seus clientes potenciais e os deixam a própria sorte.

O grande desafio é gerar tráfego de forma exponencial para seu negócio. E essa recorrência além de fazer com que suas leads retornem sempre ao seu site em busca de seus conteúdos, funcionará como um imã para novas leads.

Através destas dicas conseguirá notar nitidamente o crescimento do seu tráfego, não é receita de fórmula mágica. Boas práticas dentro do marketing são essenciais para se alcançar um melhor resultado.

E, alguns destes resultados são:

  • Crie estratégias corretas para atrair mais clientes
  • Crescer sua lista de e-mails
  • Gerar interações valiosas com seu público
  • Crescer seu Branding
  • Aumentar a qualidade de experiência de seus clientes

Entre outras que verá mais adiante, então se identificou algumas das vantagens aplicáveis para seu negócio, continue conosco.

1. Avalie seu nicho de atuação e acompanhe as notícias e o que está em alta

Acompanhar as notícias mais em alta, ou seja, os conteúdos virais, é a melhor chance de atrair mais visitantes para seu site.

Conteúdos com capacidade de mexer com as emoções das pessoas causam maior impacto e fazem com que elas compartilhem mais e sintam-se na obrigação de interagir mais.

Só é preciso tomar um certo cuidado, o que no marketing de conteúdo, chamamos de síndrome do objeto brilhante. Antes de publicar qualquer conteúdo viral, cheque as fontes e analise se o conteúdo pode ser nocivo ao seu negócio.

Uma boa dica é pesquisar sobre sua palavra-chave, por exemplo, “marketing digital”. Para isso você poderá utilizar de diversas ferramentas online, como o Buzzsumo, MOZ, entre outras.

Usaremos o Buzzsumo para encontrar os assuntos com maior busca na rede.

1° passo: Faça a pesquisa inserindo sua palavra-chave e clique em Go.

2º passo: Verifique os títulos que tiveram maior engajamento nas redes sociais. No exemplo abaixo, marketing digital teve poucos compartilhamentos no Twitter, Pinterest e outros. Mas teve um alto alcance no Facebook, mais de 18 mil.

Nem tudo é só conteúdo viral, mas algumas vezes no mês se utilizar desta estratégia conseguirá atingir bons resultados.

2. Conteúdos completos

Quando se fala em marketing de conteúdo, um fator importante é analisar o tipo de conteúdo a ser criado. Sempre busque por escrever conteúdos completos e bem detalhados.

Ganhe autoridade, sendo uma autoridade no que está escrevendo. Crie conteúdos que realmente irão resolver os problemas de seu público.

Quanto mais detalhes e relevância seu conteúdo tiver, mais chances você terá de gerar mais tráfego. Vale ressaltar que tudo depende de sua constância, não é criar um conteúdo relevante apenas e esperar sentado.

Outro detalhe é que nem tudo se resume somente ao tamanho, ou seja, foque em produzir um conteúdo bom e extenso, mas que não seja o famoso “enchendo linguiça”. 

Foque sobretudo na persona e na qualidade do seu conteúdo sempre. Desta forma, criará uma audiência fiel que sempre desejará retornar para seu blog e quanto mais confiança ela for sentindo, maior será a empatia que ela terá por seu negócio.

Se tiver dúvidas quanto a isto, resumindo, se seu público passa a considera-lo como um bom conteúdo, o Google indicará cada vez mais seu conteúdo para quem busca por suas soluções, até chegar o momento de estar na 1ª página de resultados do Google (SERP).

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3. Crie títulos chamativos e cativantes

Os títulos são considerados por muitos um dos fatores de maior peso na atração de clientes. E não é por menos, os títulos são a primeira variável que o fará compreender se o conteúdo é de fato relevante para que ele possa dispor de um tempo para analisá-lo.

Um bom título tem a capacidade de atrair a atenção de seu potencial cliente nos primeiros 5 segundos. Se não despertar sua atenção, ele provavelmente irá ignorar seu conteúdo e irá clicar no do seu concorrente.

Uma boa estratégia é trabalhar exatamente a curiosidade do seu leitor, com títulos que induzem ao clique. Os chamados títulos magnéticos.

Mas não basta escrever apenas um título poderoso. Você deve trabalhar a construção de forma que seu leitor esteja disposto a continuar lendo seu conteúdo, parágrafo por parágrafo, e, de preferência sutilmente.

4. Use Call to Action

Se você não sabe o que é um Call to Action (CTA), uma breve definição, são botões de ação dentro do seu site ou blog.

Estes botões servem para induzir seu leitor a realizar uma ação, por exemplo:

  • Inscrever-se para receber um conteúdo de valor
  • Se cadastrar para lista de e-mails
  • Visitar seu site de vendas
  • Comprar
  • Compartilhar

Os botões de ação são essenciais para seu negócio, seja na coleta de dados, seja na efetivação de compras. Eles contribuem significativamente a taxa de conversão, por si só eles já podem auxiliar no seu problema de atração de clientes.

Um bom CTA é equilibrado, não pode ser algo agressivo aos olhos de seus leitores. Se bem usado ele contribuirá para a conversão, se mal utilizado poderá aumentar a rejeição (Bounce Rate).

Na hora de escolher seu CTA, teste várias vezes e peça opiniões diferentes se possível. Atentando-se ao tamanho, forma e texto (procure escrever um conteúdo agradável e que tenha a cara do seu negócio). Procure também ser mais discreto no conteúdo, ao invés de usar “Compre agora”, utilize, “Coloque no seu carrinho” (Mais suave).

5. Gatilhos mentais utilizando a A.I.D.A

Os gatilhos mentais são uma das principais ferramentas para engajar seu público. E como atrair clientes e fazê-los se engajar ao seu negócio gerando comentários de valor?

Você pode utilizar a A.I.D.A para isto:

  • A – Capturar Atenção
  • I – Construir Interesse
  • D – Criar o Desejo
  • A – Chamar para Ação

Utilizando a A.I.D.A você conseguirá engajar mais seus clientes e atrair mais potenciais clientes através dos comentários valiosos gerados. Quando você permite que as pessoas comentam em seu blog, mais tráfego irá gerar para aquele seu conteúdo.

Para isso gere conteúdos que atraiam, que prendam o interesse do leitor, incentive-o a manter-se preso no seu conteúdo, mostre valor e o porque ele só tem a ganhar continuando com você.

Meio caminho andado até aqui. Agora construa o desejo de seu leitor por seu produto. Vale ressaltar que estes passos são interligados. Então construa o nexo entre eles e busque sempre mantê-los intrínsecos em seu conteúdo. Buscando a simplificação, use bullet points e subtítulos quando cabível.

Como já falamos anteriormente do CTA. Agora é a hora correta de aplica-los no seu conteúdo, como se induzisse seu público a realizar uma ação voluntária ao final de cada post, por exemplo: “o que achou deste conteúdo?”; “conte-nos no campo de comentários o que podemos melhorar”. São formas de induzi-los a interação com aquele post.

6. Utilize e-mail marketing

Embora muitos acreditem que o e-mail marketing seja algo do velho marketing. Ele é um dos maiores responsáveis por conversões do mercado digital.

Um fator importante é apostar na segmentação e não sair enviando e-mails sem antes realizar este trabalho poderá impactar negativamente seu negócio.

Realize o teste A/B para ver quais obtêm maior taxa de abertura. Mantendo sempre em mente que sua persona vem em primeiro lugar sempre. Seu conteúdo deve falar diretamente com ela, do contrário, ele não terá valor para ela.

Trabalhar a constância de disparos de e-mails, é importante não exagerar no envio e acabar entrando para a lista de spam de suas listas ou pior, receber cancelamentos – e não vale deixar a opção de cancelamento escondida ou inexistente na copy do e-mail, mesmo porque isso não bem visto.

Se ainda não trabalha com e-mail, existem boas ferramentas e algumas com opções gratuitas até um determinado volume, como por exemplo o Mail Chimp.

7. Acompanhar tendências através do Google Trends

O Google Trends é uma incrível ferramenta gratuita para avaliar tendências de pesquisa e o que os usuários do buscador mais tem procurado relacionado a sua palavra-chave.

1º passo: Acesse o Trends e digite a palavra-chave:

Ele te mostrará a página de resultados e um gráfico que mostra o volume de buscas ao longo do tempo... No menu, você pode escolher o país, período, categoria e tipo de pesquisa.

2º passo: Rolando para baixo é possível encontrar assuntos relacionados a sua pesquisa e as consultas relacionadas que os usuários fazem por aquela palavra no Google.

Utilizando esta ferramenta você poderá gerar conteúdos específicos para responder a estas pesquisas, ou criar estratégias com assuntos novos que poderão se tornar muito populares futuramente.

Estas foram algumas das principais estratégias para aumentar o alcance de seu conteúdo. Esperamos que elas possam auxiliar na tarefa de como atrair clientes valiosos para seu negócio. Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários.

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